terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Pré-projeto final

Pré-projeto Final
Tec-Bio

Grupo: Biologia Molecular
Tema: Organismos Transgênicos
Líder:Dhiego

Componentes:Kamila Pet.
                      Dhiego Ita.
                      Gabriel Ita.
                      Graziele Pir.
                      Stephanie Ang.
                      Evelyn Ang.
           
1)    O objetivo principal de se criar esse produto educacional na área previamente escolhida:

Bom podemos começar dizendo , que o nosso grupo estará elaborando um blog  para o nosso projeto final , que terá como tema: Organismos Transgênicos.Nós escolhemos a ferramenta blog , pois nós queremos que o nosso projeto final se torne um AVA ( Ambiente Virtual de Aprendizagem ) , onde neste conterá  várias ferramentas interativas como fóruns para discussão , vídeos , reportagens , arquivos atuais sobre o nosso tema , imagens e curiosidades.E foi escolhido esse tema , pois é um tema bem atual que está em pauta nos dias de hoje , tendo até várias discussões no mundo todo sobre esses organismos transgênicos , e também pelo fato , de os alunos escutarem tanto a falar nos jornais e revistas.
Sendo assim , o nosso objetivo principal de se criar esse produto educacional nessa área , é de cada vez mais , trazer o aluno para mais perto do professor , tornar essa relação mais interativa e frutuosa.E nada melhor para incrementar essa relação , do que termos um tema atual e que está gerando uma série de discussões principalmente , no nosso país , que é o caso dos transgênicos.
Dessa forma , nós estaremos unindo um tema polêmico , um ambiente interativo e os alunos para complementarem essa mistura. 

2)   sua relevância e utilidade:

Bom , a relevância e a utilidade do nosso blog , como já foi dito , é para trazer o aluno cada vez mais pra perto do professor , fazendo com que o aluno possa também inserir a sua participação no nosso trabalho , seja através de uma opinião em um fórum ou em um comentário de um texto , o que importa é que esses alunos se sintam mais ativos no processo de aprendizagem.
Assim , o tema transgênicos que é um assunto muito atual , pode instigar os alunos a também darem a sua opinião e a também participarem , e se sentirem úteis.E sem contar , que este é conteúdo muito interativo , que além de estimular os alunos , ele também vai servir como fonte de pesquisas e como base para a construção do conhecimento.
Com isso , vemos que o nosso blog pode ser um ambiente virtual diferente , que estimula os alunos a aprender de uma forma mais interativa e menos cansativa , do que no modo de aprendizagem tradicional.


3) as ferramentas que serão usadas;

Bom , as ferramentas que serão usadas no nosso projeto final , será como já foi dito , o blog , onde dentro deste haverá outras ferramentas de aprendizagem , como vídeos sobre transgênicos , fóruns com discussões , imagens , textos e reportagens atuais sobre o assunto.Assim essas ferramentas mostrarão aos alunos , o nosso tema sobre diversos aspectos interativos , onde estes também poderão contribuir com esse espaço , fazendo assim com que ajude na construção do conhecimento desses alunos.

4) os resultados que se deseja alcançar com esse produto;

Primeiramente nós queremos que o nosso blog se torne um AVA , ou seja , um Ambiente Virtual de Aprendizagem , para que os alunos possam ter “essa visão” de transgênicos de uma forma menos complicada e mais interativa.Dessa forma , todos alunos e de forma especial , os que sentem dificuldades  em se expressar em público , podem tranquilamente dar a sua opinião participando de fóruns e ainda , podem aprender mais sobre o assunto , que hoje em dia está em alta na mídia.
Nós queremos também que o nosso blog , seja uma forma “gostosa e prática” de se obter conhecimento , onde os alunos possam “aprender brincando e interagindo” sobre o maravilhoso mundo dos transgênicos.
Com isso , vemos que o nosso principal objetivo em criar esse blog , é de unir o ensino tradicional  ao ensino interativo , para que os alunos possam usufruir do melhor dessas 2 partes , fazendo com que a construção do conhecimento ocorra da forma mais proveitosa possível.

5) Escrever uma justificativa de porque acham que este "produto" pode tornar-se um AVA (como estudado na aula 9).

Bom podemos observar , que o nosso projeto final apresenta várias características de um AVA , como um projeto gráfico harmonioso e agradável , um conteúdo adequado ao público , uma linguagem direta e simples , um alto grau de interatividade , entre outros.
Além de também , este tratar de um assunto tão atual na nossa sociedade que é os organismos transgênicos , onde o nosso blog pode esclarecer dúvidas e trabalhar na construção do conhecimento dos alunos de uma forma inovadora e interativa.
Com tudo isso , acreditamos que o nosso projeto final tem o potencial para se tornar um AVA ( Ambiente Virtual de Aprendizagem ) , a medida que os participantes sejam incluídos.



Links:










Vídeos:





Blogs:



Livros:





Nenhum comentário:

Postar um comentário