Ad – 7
Tec – Bio
Grupo: Biologia Molecular
Tema: Organismos Transgênicos
Líder:Dhiego
Componentes:Kamila Pet.
Dhiego Ita.
Gabriel Ita.
Graziele Pir.
Stephanie Ang.
Evelyn Ang.
Tema: Organismos Transgênicos
Líder:Dhiego
Componentes:Kamila Pet.
Dhiego Ita.
Gabriel Ita.
Graziele Pir.
Stephanie Ang.
Evelyn Ang.
Atividade:Debate sobre a utilização ou não , dos transgênicos
Introdução:
A nossa atividade vai procurar ser bem real , onde iremos elaborar um debate sobre a utilização ou não , dos organismos geneticamente modificados.Explicitando as suas principais vantagens e desvantagens , colocando estas em pauta nas nossas discussões , e analisando possíveis soluções para os nossos problemas.
Objetivos:
Colocar os nossos alunos em meio a uma situação problemática sobre o nosso tema , para que eles possam se sentir motivados com a aula e que através da orientação do professor , eles possam participar ativamente na construção de seu conhecimento.
Metodologia:
A situação será a seguinte: a nossa presidente Dilma Russef está com dúvidas sobre a utilização ou não , em larga escala dos transgênicos no Brasil.Assim ela quer a orientação de seus conselheiros , onde a turma será dividida em 2 grupos: um estará encarregado de falar pra nossa presidente sobre as vantagens dos transgênicos , e o outro , se encarregará de ser contra a transgenia.
Dessa forma , cada grupo deverá coletar arquivos e fontes da internet sobre o seu tópico , assim será iniciado uma discussão parecida com essas que acontecem no plenário , sobre os transgênicos.Assim , o professor que fará o papel de nossa presidente , orientará a discussão ; onde cada grupo terá que se reunir e apresentar a defesa de seu tópico , utilizando os seus principais argumentos para se convencer a presidente em liberar ou não , os transgênicos no Brasil.
Feito isso , a nossa presidente escolherá o grupo que a convenceu melhor , que no caso será o professor , ou seja , se ela irá ou não , fazer a liberação dos transgênicos no Brasil.Em seguida , a turma inteira tentará formular soluções e idéias que serão úteis para a nossa presidente implantar no nosso país , tendo com base a decisão dela , de aceitar ou não , os transgênicos.
Conclusão:
Podemos observar que essa atividade é bem complexa , mas que vai instigar o sentido investigativo e decisivo dos alunos , tornando assim a aula muito mais interessante.Então , o uso dessa situação problema como fonte de aprendizagem , também irá ajudar os alunos a construir o seu conhecimento e a aplicar este , em decisões importantes nas suas vidas.
Assim essa atividade ainda irá quebrar um pouco do método de ensino tradicional , onde o aluno é passivo no processo ensino-aprendizagem , tornando este um participador ativo da aula , fazendo com que suas decisões , opiniões e soluções tenham grande importância na nossa aula.
O professor também terá um importante papel nessa aula , pois terá que direcionar e orientar os alunos ao longo de toda atividade.
Com tudo isso , vemos que se realizada da maneira correta esta aula pode ser um ótimo exemplo de metodologia ativa , onde os alunos com certeza acharão essa aula muito interessante e interativa , quebrando um pouco da “mesmice” do ensino tradicional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário